segunda-feira, 4 de novembro de 2013


Esse trabalho foi realizado através da leitura do capítulo "Procurando refúgio na caixa de Pandora" do livro de Zygmunt Bauman. O capítulo fala sobre a arquitetura do medo e a venda de segurança: casas com muros altos, cercas elétricas e em condomínio fechados, são os fortes, os refúgios das pessoas que assistem, através da manipulação da mídia, um mundo repleto de medos. O título do capítulo tem relação com o mito da caixa de Pandora, uma caixa que continha todos os males da Terra. Foi aberta por Pandora, libertando assim esses males. Ao se assustar com o ocorrido, Pandora tentou fechar a caixa, mas só conseguiu manter aprisionada a esperança. 
A população acaba desenvolvendo doenças contemporâneas (síndrome de pânico, distúrbios alimentares) já que não se sentem mais seguras onde deveriam se sentir. O autor defende que, assim como qualquer outra fobia, essa insegurança deve ser tratada com a exposição, as diferenças devem ser expostas e não encobertas.
O título do capítulo tem relação com o mito da caixa de Pandora, uma caixa que continha todos os males da Terra. Foi aberta por Pandora, libertando assim esses males. Ao se assustar com o ocorrido, Pandora tentou fechar a caixa, mas só conseguiu manter aprisionada a esperança. As pessoas procuram refúgio fechadas em suas próprias caixas, onde ainda existe a esperança de melhora.
A nossa proposta pedagógica baseou-se na importância de fazer com que os alunos reflitam sobre como as cidades são hoje e como costumava ser. A discussão em sala deveria abordar questões como: "Como é a rua onde você mora? Parece segura ou insegura?", "Você conhece alguém com algumas dessas doenças modernas? Como a pessoa lida com isso? O que você acha que causou essa doença?", "Você conhece alguém que compara a cidade atual com a de antigamente? Como era a cidade descrita por essas pessoas?", "Na sua opinião, a cidade realmente está mais perigosa? Por quê?". Diante das respostas, os alunos deveriam elaborar uma redação a esse respeito e discutir com os colegas e o professor.

 













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