Literatura Caderno 1
O
capítulo 2, “A Narrativa Romântica”, começa com a explicação de seus objetivos
e com a citação abaixo, seguida de uma imagem do romance de José Maria de
Alencar, Iracema:
“O romance foi, a partir
do Romantismo, um excelente índice dos interesses da sociedade culta e
semiculta do Ocidente. A sua relevância no século XIX se compararia, hoje, à do
cinema e da televisão.”
BOSI, Alfredo. História concisa da
literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 1992.
(NICOLA, 2011:29)
No desenvolver do capítulo, o autor
faz uso da contextualização do momento histórico brasileiro em que o Romantismo
se desenvolve, assim como de fragmentos de obras como A Moreninha. Deste, após a exposição do enredo da
obra e posteriormente do Epílogo, são propostos exercícios sobre interpretação
do suposto enredo.
Conforme
descreve as características e obras do Romantismo, o autor também expõe uma
breve biografia dos autores cujas obras serão abordadas e, em seguida,
acrescenta mais exercícios da seguinte forma: tipo de obra, biografia, resumo
da obra, trecho da obra e perguntas sobre o assunto. Percebe-se que não há o
intuito de abordar nenhum tipo de intertextualidade, mas apenas perguntas do
tipo: “Destaque uma passagem do texto que
comprove ser esta narrativa uma crônica de costumes” (NICOLA, 2011:37).
O
capítulo é finalizado com exercícios de múltipla escolha e/ou dissertativos
retirados de vestibulares como os da FUVEST e da PUC. Portanto, ao mesmo tempo
em que mecaniza, durante o desenvolver do capítulo, para responder questões
sobre o enredo, o aluno acaba por trazer questões que vão além do que é
desenvolvido no material.
Apesar de ser uma linguagem muito
diferente da apostila antes analisada, uma linguagem muito mais dinâmica,
percebe-se também a confusão da utilização organizacional do capítulo. Poucas
imagens e muitos textos fragmentados são dados aos alunos, de forma que este
teria de ter um conhecimento além do proposto em sala de aula para acompanhar a
disciplina.
Assim, é possível perceber que o
modo como o conteúdo da matéria Literatura é passado ao aluno é
mecanizada, já que treina o educando apenas para reproduzir o que foi exposto
pelo autor. Na maioria das vezes, o aluno não é instigado a pensar na
comunicação entre as obras; o aluno não é capaz de enxergar similaridades
dentre as publicações de autores da mesma época.
A
estruturação das perguntas, por sua vez, é totalmente fora de contexto: “...o menino de quem falamos é o herói
desta história”. A partir dos fragmentos apresentados, caracterize o herói
Leonardinho.” (NICOLA, 2011:36). É possível observar através dessa pergunta
que o aluno não será capaz de ter uma visão real da personagem Leonardo (de Memória de um Sargento de
Milícias), apenas pelo trecho exposto na questão.
Entretanto, não se poderia dizer que
as aulas de Literatura são ineficientes somente pela análise do livro. Para
tanto, faz-se necessária a avalição da aula ministrada pelo professor, pois se ele
utilizar o livro apenas como um “guia”, a aula talvez possa ser considerada
mais eficiente. De qualquer forma, o material didático apresentado pela editora
em questão peca em relação à sua qualidade.
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