quarta-feira, 14 de março de 2012

Aprendendo Fernando Pessoa e suas outras pessoas conectado na internet

1. Introdução
         Este projeto voltado para a matéria Atividades Práticas Supervisionadas e orientado pela professora de Literatura Portuguesa: Poesia, Lígia Menna, tem por intenção extrair dos alunos de licenciatura em Letras novas formas de ensinar a Literatura Portuguesa, porém visando algo comum entre os jovens na fase de aquisição de conhecimento escolar, as redes sociais.
            Sabe-se bem que com o passar dos anos, apesar das cobranças em vestibulares, o ensino de Literatura, principalmente a portuguesa, foi perdendo a sua força, tornando-se algo banal tanto para alunos quanto para muitos professores que acabam por assumir uma missão da qual não gostam.
            Outro fato recorrente em nossa sociedade é o crescimento das redes sociais na vida de todos, principalmente dos jovens. Hoje em dia, não há um dia em que não se ouça falar em algo que alguém viu no Facebook ou no Twitter. Pois se assim é, nada melhor do que levar para o “novo mundo” deles um pouco daquilo que eles costumam deixar para trás nos anos de escola, fazendo com que o interesse no assunto cresça e que o aprendizado seja levado à sério.

2. Justificativa
            A escolha do tema Fernando Pessoa foi feita em comum acordo com os participantes do grupo, uma vez que Fernando Pessoa é um dos mais conhecidos e admirados poetas da Literatura Portuguesa moderna.
            Entende-se ainda que ao falar de Pessoa, falamos também de outros homens, cada qual com seus temas e seu estilo para escrever e falar o mundo e os sentimentos.

“Alberto Caeiro, o naturalista da perceção aparentemente ingénua dos objetos, Ricardo Reis, classicizante e estoico, Álvaro de Campos, espetacular e futurista, Bernardo Soares, autor da prosa intimista e fragmentária do Livro do Desassossego, e vários outros.” (© Instituto Camões, 2001)

O grupo entende que trabalhar com esse assunto amplo não somente de tamanho, mas também de novidades e riquezas, pode ser modificado, uma vez que adicionado às novas mídias acaba por interagir mais com os estudantes, fazendo com que, para eles, o assunto se torne mais interessante e, para o educando, uma experiência nova e boa, com garantia de um melhor aprendizado.
Portanto, o grupo se propõe em investigar novas metodologias e novas formas de aplicação de conteúdo sobre o tema escolhido, sabendo que este pode tornar-se mais interessante.
3. Objetivos
  • Investigar novas metodologias e a aplicação de conteúdo literário, neste caso, sobre Fernando Pessoa, nas redes sócias, procurando estabelecer uma conexão entre ensino e as novas tecnologias.
4. Metodologia
            4.1 – Idealização
            Ao desenvolver o projeto em uma escola, com uma turma de Ensino Médio, visa-se inicialmente a criação de um grupo, denominado “Fernando Pessoa (mais a determinada classe)”, no Facebook, tal qual servirá para a troca de informações entre professores e alunos, pois a proposta seria a de uma intervenção no assunto de parte dos próprios alunos.
            Além do grupo na rede social Facebook, idealiza-se a criação de twitters para cada um dos heterônimos de Fernando Pessoa, nos quais seriam postados frases, poemas e informações sobre o tal. Esses twitters seriam administrados por diferentes grupos divididos nas classes, ou seja, cada grupo cuidaria de um heterônimo.
            Estas páginas no twitter seriam conectadas ao grupo do Facebook, fazendo com que as novidades fossem vistas por todos, não importando a rede social de preferência de cada um. Sendo assim, todos teriam acesso e fariam parte da composição do conteúdo elaborado para aprendizado.
            4.2 – Investigação
Para a realização desta investigação, que é o intuito do projeto, o grupo composto de quatro alunos usará o blog http://ladoadalinguistica.blogspot.com/ para a postagem semanal de qualquer texto, vídeo ou fotos sobre o tema escolhido.
            Em cada post, além da informação encontrada, será adicionada também a opinião de quem está postando sobre o conteúdo e uma ideia sobre o que fazer com aquele determinado material. Logo após, os outros alunos participantes do grupo farão comentários relacionados ao determinado post, concordando ou não com as novas ideias e ajudando a elaborar novas metodologias.

5. Referências
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.

 Componentes do grupo
Andréia C. Arruda - A740HH-6 
Angélica Cristina M. da Silva - A97965-4 
Deise Monteiro - A987GE-0 
Jonathans Rodrigo Macedo da Silva - A750AB-1 

3 comentários:

  1. Olá, Pessoal
    Passei por aqui.
    Está ficando bom!!
    bj
    Lígia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Professora!
    Muito obrigada! Estamos planejando mais coisas para postar. Logo logo tem mais novidades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pessoal

    Estou aguardando as novidades!!
    bj

    Lígia

    ResponderExcluir