domingo, 18 de março de 2012

Quem é Fernando Pessoa ??????


O GÊNIO DA LITERATURA PORTUGUESA         
Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935.
BIOGRAFIA 
Fernando Pessoa foi morar, ainda na infância, na cidade de Durban (África do Sul), onde seu pai tornou-se cônsul. Neste país teve contato com a língua e literatura inglesa. 
Adulto, Fernando Pessoa trabalhou como tradutor técnico, publicando seus primeiro poemas em inglês. 
Em 1905, retornou sozinho para Lisboa e, no ano seguinte, matriculou-se no Curso Superior de Letras. Porém, abandou o curso um ano depois.
Pessoa passou a ter contato mais efetivo com a literatura portuguesa, principalmente Padre Antônio Vieira e Cesário Verde. Foi também influenciado pelos estudos filosóficos de Nietzsche e Schopenhauer. Recebeu também influências do
simbolismo francês.
Em 1912, começou suas atividade como ensaísta e crítico literário, na revista Águia. 
A saúde do poeta português começou a apresentar complicações em 1935. Neste ano foi hospitalizado com cólica hepática, provavelmente causada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. Sua morte prematura, aos 47 anos, provavelmente aconteceu em função destes problemas, pois apresentou cirrose hepática.
O ORTÔNIMO E OS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa usou em suas obras diversas autorias. Usou seu próprio nome (ortônimo) para assinar várias obras e pseudônimos (heterônimos) para assinar outras. Os heterônimos de Fernando Pessoa tinham personalidade própria e características literárias diferenciadas. São eles:
Álvaro de Campos
Era um engenheiro português de educação inglesa. Influenciado pelo simbolismo e
futurismo, apresentava um certo niilismo em suas obras. 
Ricardo Reis
Era um médico que escrevia suas obras com simetria e harmonia. O bucolismo estava presente em suas poesias. Era um defensor da monarquia e demonstrava grande interesse pela
cultura latina.
         Alberto Caeiro
      Com uma formação educacional simples (apenas o primário), este heterônimo fazia poesias de forma simples, direta e concreta. Suas obras estão reunidas em Poemas Completos de Alberto Caeiro.


"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?" 

                        Fernando Pessoa


            

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar os alunos tem que conhecer quem foi Fernando Pessoa e sua importância na Literatura Portuguesa e seus heterônimos. Andreia

    ResponderExcluir
  2. Sim, Andréia, primeiro devemos apresentar aos alunos quem é Fernando Pessoa, sua época literária, dentre outras coisas. Acredito que essa apresentação não seja muito possível na internet, ou seja, deva ser feito em sala de aula. Porém, após uma aula de apresentação, pode-se propor que os alunos busquem na internet curiosidades e fatos que sejam interessantes para ele quanto ao autor. O que acham?

    Angélica

    ResponderExcluir
  3. Concordo e discordo com a Angélica. A apresentação do gênio deve ser feita em sala de aula, mas não acho que não seja possível apresentá-lo na internet. Hoje em dia os adolescentes se interessam muito mais pelo que vêem na rede, um perfil de facebook muito bem elaborado, utilizando o seu novo layout "linha do tempo" atrairá, com certeza muita gente ;)
    Não digo que seja a única maneira, mas sim um complemento do que pode ser apresentado em classe.

    ResponderExcluir
  4. A gente pode então propor como trabalho final, após a apresentação em sala de aula e um levantamento de pontos interessantes sobre a vida dele, o feitio de um perfil no face - utilizando a linha do tempo. Concordo que seria um complemento.
    Angélica

    ResponderExcluir
  5. A apresentação de Fernando Pessoa por meio de seus "Heterônimos", para mim é algo genial. Criar perfis no Facebook com cada um deles, todos ligados entre si, trazendo ali na linha do tempo as produções de cada um, caracterizando bem as personalidades criadas pelo gênio, na minha opinião ficará fantástica.

    ResponderExcluir