sexta-feira, 11 de maio de 2012

Plano de Ensino - PCC

Título da lição: Criando Fernando Pessoa e seus heterônimos
Faixa etária: alunos entre 16 e 17 anos (3º ano do Ensino Médio)
Duração: 1h40 (duas aulas)
Justificativa: Sendo o grande poeta português reconhecido mundialmente, Fernando Pessoa é objeto de estudo não somente pela exigência em vestibulares, mas também por sua contribuição na poesia moderna e na mística dos heterônimos. O trabalho feito em sala de aula através da apresentação de vídeo e de criações próprias ajudará no entendimento da tão diferente forma de criar e se auto-recriar de Fernando Pessoa.
Conteúdo: Após um aula de apresentação de Fernando Pessoa, essa aula busca fazer com que o aluno entenda o que ainda não foi possível entender através da apresentação de um vídeo sobre o assunto e de uma atividade em grupo que pedirá a criação de um poema e sua explicação.
Objetivos: Ao final dessa aula, o aluno deverá ser capaz de conseguir reconhecer as características próprias de cada heterônimo, sentindo-se capaz de atribuir essas diferenças durante a leitura de poemas e de produzir um trecho que se adeque às características de um de dos heterônimos.
Material necessário: aparelho para a reprodução de vídeo (TV + DVD, ou painel + projetor); material preparado pelo professor com um poema de cada heterônimo; borracha, caneta, lápis, apontador e o básico de um aluno.
Descrição: Ao entrar na aula, o professor deverá recitar um poema para que os alunos já entrem no clima da aula e, após isso, deverá explicar que o início da aula será preenchido com a apresentação de vídeos (vídeos postados aqui no blog - 1 e 2) no qual ocorre a descrição de Álvaro, Ricardo, Alberto e Fernando. Deve-se deixar claro que eles devem prestar atenção e tomar notas quanto às informação dadas nos vídeos. Logo após a exibição dos vídeos, o professor deverá tirar qualquer dúvida existente e, então, dividir a sala em 4 grupos, designando a cada um deles a criação e apresentação de um poema ou de um trecho de poema que se assemelhe aos de F. Pessoa ou do heterônimo designado a eles. Cada grupo poderá utilizar as suas anotações e o poema entregue pelo professor como apoio para o seu trabalho. O tempo mínimo para a produção seria de 20min. Neste tempo, o professor poderá colocar uma voz recitando poemas ao fundo, como se fosse uma música. Depois do tempo determinado, cada grupo deverá explicar o heterônimo designado resumidamente e apresentar a sua criação, dizendo o porquê o tal poema ou trecho poderia ser enquadrado nos moldes do tal autor. 

5 comentários:

  1. "Neste tempo, o professor poderá colocar uma voz recitando poemas ao fundo, como se fosse uma música."

    Poderíamos utilizar algo parecido com o cd que a professora Ligia levou para a sala de aula, não?

    Angélica

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o plano de aula está muito legal. Mas como postado antes, por que não propor também o feitio de quadrinhos? O trabalho seria ainda mais ativo, todos poderiam participar - parte do grupo produzindo o poema, outra parte produzindo um quadrinho deste novo poema.

    E sim, utilizar algo parecido com o cd que a professoa levou para nós ouvirmos seria muito bom. Afinal, enquanto eles produzem algo nada melhor do que algo calmo.

    Jonathans

    ResponderExcluir
  3. Acho que música ficaria muito barulho, até porque já estaria o barulho deles fazendo o trabalho. Mas um cd com uma voz recitando os poemas daria mesmo ideia para eles, como um inspiração. Gostei muito da proposta de aula e também acho que pode ser proposto os quadrinhos.

    Deise

    ResponderExcluir
  4. MUITO LEGAL, TURMA! Sério, a ideia de entrar em sala recitando é muito boa, não vemos professores de colegial recitando nada. Eles nm se interessam direito. Mostrar que a gente está interessado pode fazer com que os alunos fiquem interessados também!

    Déia

    ResponderExcluir
  5. Boas ideias, pessoal. Parabéns.
    É preciso planejar bem a aula e pensar em um plano A e um plano B.
    Penso que quadrinhos e música são atividades muito interessantes, mas poderiam ser propostas em diferentes momentos, mas que o professor possa controlar a situação.
    Plano de ensino ok.

    ResponderExcluir