Título da lição: Criando Fernando Pessoa e seus heterônimos
Faixa etária: alunos entre 16 e 17 anos (3º ano do Ensino Médio)
Duração: 1h40 (duas aulas)
Justificativa: Sendo o grande poeta português reconhecido mundialmente, Fernando Pessoa é objeto de estudo não somente pela exigência em vestibulares, mas também por sua contribuição na poesia moderna e na mística dos heterônimos. O trabalho feito em sala de aula através da apresentação de vídeo e de criações próprias ajudará no entendimento da tão diferente forma de criar e se auto-recriar de Fernando Pessoa.
Conteúdo: Após um aula de apresentação de Fernando Pessoa, essa aula busca fazer com que o aluno entenda o que ainda não foi possível entender através da apresentação de um vídeo sobre o assunto e de uma atividade em grupo que pedirá a criação de um poema e sua explicação.
Objetivos: Ao final dessa aula, o aluno deverá ser capaz de conseguir reconhecer as características próprias de cada heterônimo, sentindo-se capaz de atribuir essas diferenças durante a leitura de poemas e de produzir um trecho que se adeque às características de um de dos heterônimos.
Material necessário: aparelho para a reprodução de vídeo (TV + DVD, ou painel + projetor); material preparado pelo professor com um poema de cada heterônimo; borracha, caneta, lápis, apontador e o básico de um aluno.
Descrição: Ao entrar na aula, o professor deverá recitar um poema para que os alunos já entrem no clima da aula e, após isso, deverá explicar que o início da aula será preenchido com a apresentação de vídeos (vídeos postados aqui no blog - 1 e 2) no qual ocorre a descrição de Álvaro, Ricardo, Alberto e Fernando. Deve-se deixar claro que eles devem prestar atenção e tomar notas quanto às informação dadas nos vídeos. Logo após a exibição dos vídeos, o professor deverá tirar qualquer dúvida existente e, então, dividir a sala em 4 grupos, designando a cada um deles a criação e apresentação de um poema ou de um trecho de poema que se assemelhe aos de F. Pessoa ou do heterônimo designado a eles. Cada grupo poderá utilizar as suas anotações e o poema entregue pelo professor como apoio para o seu trabalho. O tempo mínimo para a produção seria de 20min. Neste tempo, o professor poderá colocar uma voz recitando poemas ao fundo, como se fosse uma música. Depois do tempo determinado, cada grupo deverá explicar o heterônimo designado resumidamente e apresentar a sua criação, dizendo o porquê o tal poema ou trecho poderia ser enquadrado nos moldes do tal autor.
"Neste tempo, o professor poderá colocar uma voz recitando poemas ao fundo, como se fosse uma música."
ResponderExcluirPoderíamos utilizar algo parecido com o cd que a professora Ligia levou para a sala de aula, não?
Angélica
Acredito que o plano de aula está muito legal. Mas como postado antes, por que não propor também o feitio de quadrinhos? O trabalho seria ainda mais ativo, todos poderiam participar - parte do grupo produzindo o poema, outra parte produzindo um quadrinho deste novo poema.
ResponderExcluirE sim, utilizar algo parecido com o cd que a professoa levou para nós ouvirmos seria muito bom. Afinal, enquanto eles produzem algo nada melhor do que algo calmo.
Jonathans
Acho que música ficaria muito barulho, até porque já estaria o barulho deles fazendo o trabalho. Mas um cd com uma voz recitando os poemas daria mesmo ideia para eles, como um inspiração. Gostei muito da proposta de aula e também acho que pode ser proposto os quadrinhos.
ResponderExcluirDeise
MUITO LEGAL, TURMA! Sério, a ideia de entrar em sala recitando é muito boa, não vemos professores de colegial recitando nada. Eles nm se interessam direito. Mostrar que a gente está interessado pode fazer com que os alunos fiquem interessados também!
ResponderExcluirDéia
Boas ideias, pessoal. Parabéns.
ResponderExcluirÉ preciso planejar bem a aula e pensar em um plano A e um plano B.
Penso que quadrinhos e música são atividades muito interessantes, mas poderiam ser propostas em diferentes momentos, mas que o professor possa controlar a situação.
Plano de ensino ok.