terça-feira, 1 de maio de 2012

Fernando Pessoa Online

Olá pessoas! Bom criamos um facebook para o gênio. Adicionamos algumas informações sobre ele, mas queríamos adicionar a linha do tempo. Encontramos um conteúdo com uma cronologia bem legal, que ficaria ótimo na linha do tempo, mas não encontrei para mudar o face. Tecnologia demais pra mim, rs. Se alguém souber como fazer, me avisa! Por ora, temos informações sobre aniversário, preferência política e religiosa, alguns livros favoritos (de autoria dele mesmo). Um perfilzinho básico, onde postaremos citações, poemas e quando possível, a cronologia na linha do tempo.
Segue link: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003721337754    e para quem não conseguir acessar a imagem da página inicial.
Espero que gostem!

Deise

10 comentários:

  1. O objetivo do grupo é, além de criar um perfil para o Fernando Pessoa, também criar um perfil para cada um dos seus heterônimos (isso posteriormente), além de utilizar a ferramenta "Linha do tempo" para acrescentar as informações na ordem cronológica, mostrando toda a história do gênio, assim como de seus heterônimos. Ótima ferramenta de ensino!

    Jonathans

    ResponderExcluir
  2. Ae! Ficou lindo. Adorei!

    Acho que mais do que a gente criar um para cada heterônimo, seria a proposta de mostrar esse como exemplo para os alunos para que eles pudessem criar um sobre cada outra "pessoa". É uma forma muito interativa e ótima para os alunos viciados em internet, principalmente aqueles que sempre adoraram ter perfil fake nas redes sociais. ADOREI!

    Angélica

    ResponderExcluir
  3. Conseguiii, agora estamos com linha do tempo! Valeu Angélica ;)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a idéia da linha do tempo é muito boa.
    Eu, pelo menos, muitas vezes fico em dúvida qual fato aconteceu primeiro.
    Acho que a linha do tempo é um jeito muito útil, fácil e interativo para as pessoas aprenderem, pois saberão o que aconteceu exatamente na ordem em que aconteceu.

    Acho que seria bem legal também se vocês colocassem um link com um twitter relacionado ao fernando Pessoa, pois muitas vezes as pessoas deixam de ler algumas informações poorque sentem preguiça.
    Outra dica seria um Facebook, pois no Face é possível alcançar um grande número de pessoas, e postar informações que chegarão a elas em tempo real.

    Jessica Spaolonzi

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Jeh! A linha do tempo auxilia muito a saber quando um fato ocorreu e o que ocorreu antes. Aliás, a Deise até colocou os casos amorosos com a Dona Ofélia - quantas vezes terminou, quantas vezes terminou.

    Eu encontrei um twitter sobre o Fernando Pessoa. A mesma pessoa que cuida dele tem um tumblr também sobre ele. Acredito que são formas diversas e interessantes no mundo da internet para adquirir novas informações. E também existem grupos no Facebook sobre cada um dos heteronimos.

    No fim, eles servem como base para o professor dar sugestões!

    ResponderExcluir
  6. Mais do que trabalhar os temas que são comuns em sala de aula na internet, acho que esse trabalho faz com que os alunos criem interesse em assuntos que para eles que estão nessa fase de transição não são interessantes. Quantos aqui estudaram literatura no colegial? Quantos achavam realmente legal? Agora... quantos aqui sabem de adolescentes que passam o dia inteiro na internet e nem se preocupam com a escola?

    Criar um universo da escola na internet para que eles aprendam é também criar interesse. O facebook está em alta e muitas novidades poderiam sair de perfis fakes... CERTEZA!

    Angélica

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, Angélica. Eu, por exemplo, nem me lembro de ter aulas de Literatura. Mas se algum professor naquela época tivesse proposto algo parecido, algo interativo (mesmo sabendo que naquela época internet era MUITO luxo e só pra trabalho), eu iria ter me interessado demais. Talvez falte interesse mesmo em ensinar, porque algo como a criação de um facebook não atrapalha a aula de nenhum professor.

    Deise

    ResponderExcluir
  8. O auxílio das novas mídias digitais só ajudam no aprendizado. Fechar a cabeça para esse novo habito da sociedade e, principalmente dos adolescentes, é deixar passar uma oportunidade incrível de fazer com que eles tenham interesse na escola. Gostei muito do trabalho feito por nós. Parabéns, grupo!

    Jonathans

    ResponderExcluir
  9. Assim como a Deise não teve aulas interativas, eu que trabalho em escola sei bem como é difícil fazer com que eles tenham interesse em qualquer coisa relacionada com a escola. Eu não gosto muito e nem entendo muito de facebook e essas coisas, mas meus alunos estão sempre com iphone e celulares do tipo mexendo nessas coisas e eles falam disso tudo com uma facilidade. Acho que com um tipo de proposta dessa nós como professores também aprenderíamos muitíssimo com eles.

    Também gostei muito do nosso trabalho, gente! Uhul!

    Déia

    ResponderExcluir
  10. Olá, Pessoal.
    Li todas suas postagens e gostei muito do material que pesquisaram e das propostas de trabalho do grupo.
    Inclusive entre no perfil do Fernando Pessoa no Facebook.
    Sugiro que continuem com esse blog.
    Parabéns pelas propostas e pela interação do grupo. Seus comentários são muito relevantes e demonstram que se envolveram realmente com a proposta.
    bj

    Lígia

    ResponderExcluir