terça-feira, 24 de abril de 2012

Fernando Pessoa em outras redes sociais

Não sei se muitos conhecem, mas de 2010 para cá uma outra rede social tem feito a cabeça de muitos jovens: o Tumblr. É como um blog; você pode postar fotos, frases, textos, vídeos, links, perguntas podem ser feitas através da ask box. A grande diferença com um blog "normal" é que no Tumblr as pessoas podem gostar do post e, principalmente, reblogar. Alguns posts chegam às 100 mil notificações.

E lá estava eu conectada no Tumblr e encontrei um especializado no Fernando Pessoa, o http://fernandopessoas.tumblr.com/. A mesma pessoa criadora do twitter @FernandoPessoa, Natália Salles, é que cuida desse tumblr que está cheio de conteúdos interessantes.

Como ocorreu em nossas discussões, tanto pessoalmente quanto em alguns comentários aqui no blog, a sugestão de pedir aos alunos para que busquem curiosidades pode ser aplicada também ao tumblr. Muitas garotas usam essa rede social e vivem reblogando trechos de poesias. Se elas estão inseridas nessa rede social, por que não ir mais a fundo do assunto da escola?

Aliás, acredito que a busca de curiosidades prende mais atenção do aluno, faz com que ele se interesse em saber o porquê daquele texto, o porquê de escrever daquela maneira...

Bom, esse é só mais um pedacinho da internet que pode ser inserido no ensino de Literatura.

Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário